Projeto de recolha, registo e divulgação das histórias e memórias da comunidade local.

O Lugar da Charneca é uma exposição de rua organizada pelo Arquivo Municipal de Lisboa, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Clara que apresenta e valoriza a história e a identidade deste território através da investigação documental e da recolha de testemunhos, fotografias e documentos cedidos pelos atuais e antigos moradores. Conta ainda com o apoio do Museu Benfica – Cosme Damião, através da cedência de recortes de imprensa histórica que enriquecem a narrativa expositiva sobre o desporto na Charneca.
Inauguração: 18 de setembro de 2026, às 18:00.
Patente: de 18 de setembro a 1 de novembro de 2026, junto à Igreja de São Bartolomeu da Charneca.
A programação inclui visitas guiadas:
- dias 20 de setembro e 1 de novembro, às 11:00,
- dias 27 de setembro e 25 de outubro, às 14:30.
Integra ainda as oficinas:
- Retrato Químico (27 de setembro, às 16:00, na Quinta Alegre) e
- A História Também se Vê (25 de outubro, às 15:30, na Quinta Alegre).
As oficinas são de entrada livre, mediante marcação prévia através do endereço umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt.
Todas as fotografias recolhidas no âmbito do projeto podem ser consultadas online no site do Arquivo Municipal de Lisboa.