Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança Projeto RADAR e você pode ajudar!

Este projeto vai sinalizar a população de Lisboa com mais de 65 anos. Mas mais do que identificar estas pessoas, o RADAR - construído com base numa lógica tripartida de Falar, Escutar, Cuidar - vai perceber quais são as necessidades desta população.

A premência deste projeto surge de alguns dados recolhidos que mostram que 24% da população tem 65 ou mais anos (cerca de 131 mil pessoas), 85 mil pessoas vivem sós ou acompanhadas por pessoas da mesma idade e 15% das habitações são ocupadas por idosos que vivem sós (cerca de 35 mil pessoas).

Num levantamento junto das freguesias, percebeu-se que a população idosa e respetivo envelhecimento é a principal problemática identificada pelas Comissões Sociais de Freguesia, em particular o isolamento social e solidão.

O objetivo principal do RADAR é organizar a parceria comunitária e identificar e caracterizar 30 mil pessoas. Essa sinalização vai permitir identificar necessidades de forma abrangente e equitativa a nível territorial.

Trabalhando em rede com as entidades locais, numa lógica de cogovernação, flexível e ajustada a cada território e aos interesses de cada um, pretende-se promover o exercício de cidadania e de participação das pessoas num projeto comum. Estimula a solidariedade social.

Como objetivos gerais, o RADAR permitirá: criar condições para a promoção do prolongamento da vida autónoma e da população idosa; criar comunidades de vizinhança solidárias e inergeracionais; sinalizar a população 65+, identificando necessidades de forma abrangente e equitativa a nível territorial; estabelecer um registo base estimado em 30 mil pessoas.

Todos podemos sinalizar uma situação através do contacto telefónico 213 263 000 das 9:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira, ou através do e-mail lisboacidadetodasidades@scml.pt

Saiba tudo aqui.